sábado, 24 de março de 2012

OS SETE PECADOS CAPITAIS - Eduardo Galeano


   De joelhos no confessionário, um arrependido admitiu que era culpado de avareza, gula, luxúria, preguiça, inveja, soberba e ira:
   Jamais me confessei. Eu não queria que vocês, os senhores padres, gozassem mais que eu com meus pecados, e por avareza os guardei para mim.
   Gula? Desde a primeira vez que a vi, confesso que o canibalismo não me pareceu tão mau assim.
   É luxúria isso de entrar em alguém e perder-se lá dentro e nunca mais sair?
   Aquela mulher era a única coisa no mundo que não me dava preguiça.
   Eu sentia inveja. Inveja de mim. Confesso.
   E confesso que depois cometi a soberba de acreditar que ela era eu.
   E quis romper esse espelho, louco de ira, quando não me vi.

                                    (Do livro Bocas do Tempo)


*Imagem: Sete Pecados Mortais, de Hieronymus Bosch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário